Jornal Nacional - 03 de abril de 2023
Uma carta assinada por centenas de cientistas e empresários na semana passada esquentou o debate mundial sobre os avanços da inteligência artificial e os riscos que ela representa. A maior preocupação dos cientistas é com o futuro dessa tecnologia, mas ela já está muito presente na vida de estudantes, por exemplo, inclusive no Brasil.
O professor Fernando Ferreira, pesquisador da Netlab da UFRJ, alerta que em tempos de inteligência artificial, é preciso treinar os olhos e aguçar o conhecimento.
“A tecnologia está chegando num ponto que simplesmente num primeiro olhar é impossível você detectar se aquilo é verdade ou não. Então é mais importante do que nunca que se procure informação em fontes confiáveis e que se treine as pessoas a entender que é um processo e não qualquer informação disponibilizada é verdadeira. Então eles têm que aprender a utilizar a ferramenta e entender que essa ferramenta não é uma resposta para tudo, é simplesmente mais um recurso disponível”, conta o pesquisador.
Comments