O Globo - 24 de fevereiro de 2024
As informações de seu perfil, as páginas que você curte, sua data de nascimento, a cidade onde mora e os amigos que você tem. Informações como essas pertencentes a 87 milhões de usuários foram compartilhadas indevidamente pelo Facebook com a Cambridge Analytica, empresa de análise de dados, para fins políticos.
O caso veio à tona em 2018, revelado pelos jornais The New York Times e The Guardian, e marcou a trajetória do Facebook, que completa 20 anos no domingo, dia As reportagens detalharam como dados de comportamento dos usuários na rede foram vendidas pelo Facebook e usadas de forma indevida pela empresa de marketing político.
A empresa conseguia traçar perfis das pessoas e explorar essa informação para fins comerciais e políticos. Com os dados, era possível rotular eleitores indecisos que poderiam mudar de opinião e/ou que eram mais suscetíveis a cair em teorias conspiratórias, por exemplo.
— O escândalo da Cambridge Analytica alertou o berço da democracia no mundo. Todos os CEOs das Big Techs foram chamados (a depor no Congresso dos EUA) e questionados sobre como os dados das pessoas vinham sendo utilizados. Isso trouxe um constrangimento muito grande — diz Rose Marie Santini, diretora do Netlab (Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais) da UFRJ.
Comments