R7 - 02 de agosto de 2024
![](https://static.wixstatic.com/media/1c9bb4_f609b42ca4cf46bea5337f35563cc68a~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/1c9bb4_f609b42ca4cf46bea5337f35563cc68a~mv2.jpg)
Falsos anúncios publicados por criminosos na internet renderam quase R$ 500 mil à Meta, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp. Nestes anúncios, foram usadas imagens falsas de políticos - criadas por inteligência artificial - para chamar a atenção dos usuários.
A pesquisa do NetLab UFRJ, feita a partir da análise dos conteúdos identificou pouco mais de 4,3 mil anúncios que veicularam o golpe. Os anúncios eram publicados em perfis na internet, convencendo as vítimas a clicar em links suspeitos e direcioná-las a uma falsa página para fazer o pagamento de uma suposta taxa. A pesquisa também descobriu o rendimento dos falsos anúncios à Meta, dona das plataformas.