top of page

Anúncios que usam o programa Voa Brasil para golpes e fraudes nas plataformas Meta



Este relatório faz parte dos esforços do NetLab UFRJ de identificação e análise de anúncios fraudulentos nas plataformas de redes sociais. Desenvolvemos métodos para compreender a escala, as dinâmicas, e o conteúdo destes anúncios.


Consideramos anúncios fraudulentos os conteúdos pagos e impulsionados que se apropriam de técnicas de engenharia social para vender soluções e informações falsas, buscando obter intencionalmente renda ilegal e causar danos materias e morais a outras pessoas (Button et al., 2014; Kikerpill & Siibak, 2022; Kotila et al., 2016).


Neste estudo, investigamos anúncios que circularam nas plataformas da Meta sobre o programa do governo federal Voa Brasil, que ainda não foi lançado oficialmente. Inicialmente previsto para agosto de 2023 sob a gestão do ex-ministro dos Portos e Aeroportos Márcio França, seu lançamento só deve ocorrer no fim do ano sob o comando do novo ministro da pasta, Silvio Costa Filho.


Segundo os ministros, as companhias aéreas disponibilizarão passagens por R$200 por meio do programa, voltado a pessoas que não viajaram nos últimos 12 meses, aposentados, pensionistas e alunos de baixa renda. Como mapeado por veículos de imprensa, o nome do programa tem sido usado por agentes maliciosos em sites e aplicativos fraudulentos com a intenção de dar golpe em usuários que procuram por passagens.


Nosso objetivo geral nesse relatório foi mapear as estratégias de produção e distribuição de anúncios fraudulentos que usam o nome do programa Voa Brasil nas plataformas da Meta.



Relatório_Voa_Brasil_NetLabUFRJ
.pdf
Download PDF • 4.88MB





Comentarios


bottom of page