top of page

Artigo do NetLab UFRJ é destaque em newsletter da Mozilla Foundation e embasa petição ao WhatsApp



O artigo “Election Manipulation in Brazil's 2022 General Elections: The Role of WhatsApp and Telegram on the Attacks Against Electoral Integrity and the Threats to Democracy”, do NetLab UFRJ, foi um dos trabalhos expostos na newsletter da Mozilla Foundation do mês de abril. 


Com a autoria da Pesquisadora e Coordenadora Geral do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab UFRJ) e da Pesquisadora Lori Regattieri, o artigo investiga e analisa o papel das plataformas digitais WhatsApp e Telegram dentro das eleições de 2022 no Brasil.  


Diante da relevância dos tópicos contemplados na newsletter, a Mozilla Foundation criou uma petição para que o aplicativo WhatsApp implemente medidas que protejam as eleições que acontecerão em 2024 ao redor do mundo, buscando evitar o mesmo cenário de manipulação digital visto em 2022 no Brasil.


No site da petição, a organização afirma: “Em 2024, serão realizadas eleições para cerca de metade da população mundial. Porém, a credibilidade desses processos eleitorais está ameaçada. O WhatsApp não tem sido eficaz em identificar e interromper a disseminação de desinformação e discursos de ódio em sua plataforma, práticas que podem rapidamente evoluir para violência política. A Mozilla está fazendo um apelo urgente para que o WhatsApp implemente três mudanças simples em seu produto para frear a disseminação de desinformação política e conteúdos nocivos em sua plataforma.” 





Comments


bottom of page