top of page

Associações de rádio e televisão defendem projeto de lei que torna crime a divulgação de fake news

Jornal Nacional - 15 de março de 2023



Associações de rádio e televisão das Américas defenderam, nesta quarta-feira (15), a aprovação de um projeto de lei em discussão no Congresso que torna crime a divulgação de fake news.


O seminário Desafios e Ações na Área Digital discutiu o projeto de lei das fake news que está no Congresso há três anos. A proposta torna crime a divulgação de informações falsas por meio de contas automatizadas, as chamadas "contas robôs", e estabelece regras para o ambiente digital.


Professores do Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro apresentaram o estudo "Desinformação e a Campanha contra a Imprensa". Segundo o estudo , os ataques à imprensa são orquestrados e coordenados nas principais plataformas online de forma permanente.


Entre os sites que atacam a imprensa, 95% estão em português, mas quase 30% foram registrados fora do Brasil. As fontes de desinformação encontram formas de escapar da Justiça brasileira e de se financiar.


“Há uma campanha anti-imprensa permanente. Contam com um ecossistema de desinformação muito bem estruturado", ressalta Rose Marie Santini, diretora do NetLab.


Kommentare


bottom of page