top of page

Desinformação socioambiental como propaganda: Uma análise multiplataforma sobre a crise Yanomami

Anais do 32° Encontro Anual da COMPÓS

Em janeiro de 2023, foi decretada emergência de saúde pública no território Yanomami. Diante deste contexto, é necessário entender em que medida o desmonte regulatório e a crise socioambiental no território indígena foram acompanhados por uma estratégia multiplataforma de desinformação utilizada pela extrema-direita brasileira.


Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar a repercussão da crise Yanomami nas diferentes plataformas para entender as estratégias, personagens e narrativas de desinformação utilizadas como forma de descredibilizar a gravidade da situação e deslegitimar a população indígena.


Nosso estudo indica que a extrema-direita caracterizou a crise como uma “farsa da esquerda”, relativizando o impacto do garimpo, exaltando o exército e atacando ONGs ambientalistas.


Demonstramos que a desinformação ambiental sobre a crise Yanomami foi instrumentalizada pela agenda política do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.



 

Como citar: MEDEIROS, Priscila et al. DESINFORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE PROPAGANDA: Uma análise multiplataforma sobre a crise humanitária Yanomami. In: ANAIS DO 32° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2023, São Paulo. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2023. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2023/trabalhos/desinformacao-socioambiental-como-ferramenta-de-propaganda-uma-analise-multiplat?lang=pt-br>





Comments


bottom of page