top of page

Diretora do NetLab UFRJ, Marie Santini, participa da 2ª edição do Nobel Prize Summit, nos EUA


Diretora do NetLab é convidada para o Nobel Prize Summit 2023 | Foto: Reprodução - Globo

Entre os dias 24 e 26 de maio, a Fundação Nobel realizou a 2ª edição do ‘Nobel Prize Summit’ em Washington, capital dos Estados Unidos. O evento reuniu especialistas do mundo todo para debater estratégias de combate à desinformação, incluindo a diretora do Laboratório de Estudos em Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab UFRJ), Rose Marie Santini, que pesquisa o fenômeno há mais de uma década.


Com o tema “Verdade, Confiança e Esperança”, a Cúpula do Prêmio Nobel recebeu, ao longo de três dias, inúmeras apresentações sobre as ameaças relacionadas à desinformação e suas consequências, como o estímulo à descredibilização das instituições democráticas, por exemplo.


Em contrapartida, além de pesquisadores, jornalistas, representantes da sociedade civil e outros grupos interessados no assunto, o encontro também contou com a presença de 11 premiados do Nobel, que contribuíram para as discussões sobre os possíveis caminhos de enfrentamento ao problema.

Nobel Prize Summit


Realizado pela primeira vez em 2021, com o tema “Nosso Planeta, Nosso Futuro”, o evento tem como objetivo reunir especialistas para debater assuntos contemporâneos, diferentemente da premiação entregue pela Fundação Nobel, que contempla pesquisas já consolidadas em diversas áreas.


O Nobel Prize Summit é organizado pela Fundação Nobel e a Academia Nacional de Ciências dos Estados, em parceria com outras organizações, como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Aliança de Bens Públicos Digitais (DPGA - Digital Public Goods Alliance) na edição de 2023, para identificar e promover soluções de código aberto capazes de superar o desafio global da poluição de informações.


Comments


bottom of page