top of page

Ecologia da Mídia Regional na Amazônia Legal



O projeto “Ecologia da Mídia Regional na Amazônia Legal”, desenvolvido pelo NetLab UFRJ, mapeou e analisou a cobertura socioambiental da mídia local nos nove estados da Amazônia Legal. A pesquisa explorou 816 veículos jornalísticos de mídia online da região, estudando: sua relação com o local e afiliação a redes de mídia; sua cobertura socioambiental (ou ausência dela); sua aderência a práticas que conferem credibilidade ao jornalismo; e sua posição na economia política regional.


A desinformação ambiental ocupa hoje posição protagonista na propaganda política conservadora no Brasil, abrindo o caminho ao avanço sistemático de atividades extrativistas, ao privilégio dos interesses do agronegócio e ao desmonte da proteção ambiental.


O conteúdo distorcido, enganoso ou desinformativo encontra terreno fértil nos chamados “desertos de notícia” espalhados pelo Brasil, frequentemente localizados em áreas onde temáticas ligadas ao meio ambiente são altamente sensíveis para a vida política, social e cultural.


Na Amazônia Legal, atores de influência local interessados na manipulação de percepções sobre a agenda socioambiental capturam a fragilizada estrutura da mídia regional para promoverem a si próprios e seus interesses. Convertem, assim, veículos jornalísticos em plataformas de propaganda política no meio digital.


Estas práticas predatórias de (des)informação florescem, portanto, em um ecossistema no qual relações de poder desiguais e uma economia política tradicionalmente oligárquica geram uma estrutura de comunicação vulnerável à manipulação e à desinformação.


Este projeto se debruça sobre a necessidade de compreender como percepções distorcidas sobre a proteção ambiental na Amazônia se constroem dentro do ecossistema da mídia regional, servindo de combustível para o avanço de discursos políticos radicais e conservadores a níveis regional e nacional.


Ecologia da Mídia Regional na Amazônia Legal
.pdf
Download PDF • 7.05MB





Commenti


bottom of page