top of page

Estelionatários anunciam na internet propagandas falsas de programa do governo que não foi lançado

g1 - 16 de novembro de 2023



Pesquisadores da UFRJ descobriram que um programa do governo federal que nem foi lançado já é alvo de estelionatários.


No início do ano, o governo federal anunciou que lançaria um programa, o Voa Brasil, com passagens aéreas a R$ 200. O programa ainda não foi lançado, mas anúncios falsos já estão na internet tentando "roubar" os dados de interessados nessa promoção.


Um levantamento do NetLab, um laboratório de pesquisa da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO - UFRJ) identificou 457 anúncios falsos em 24h.


Quem clica no anúncio falso cai em um chat, também fake com o símbolo do governo federal. A partir daí aparece uma página que pede ao usuário o número do CPF. É a porta de entrada para o golpe.


Rose Marie Santini, diretora do NetLab explica que qualquer pessoa com um cartão de crédito pode postar um anúncio em rede social - seja verdadeiro ou falso.


Além disso, não existe nenhuma legislação no Brasil que obrigue as plataformas a fornecerem relatórios com dados como o que foi anunciado, quem pagou e publicou ou quantos viram o anúncio. Esses detalhes já são obrigatórios constar na União Europeia.



Acesse o relatório


Anúncios que usam o programa Voa Brasil para golpes e fraudes nas plataformas Meta (NetLab
.
Download • 5.55MB

Commentaires


bottom of page