top of page

Golpe do Ads: anúncios falsos crescem nas redes sociais

Desinformante - 19 de janeiro de 2024



“Precisa de um atestado médico e quer fazer isso sem sair de casa? É muito rápido e fácil”, sugere uma mulher de cabelos loiros num anúncio que está sendo veiculado no Facebook. A propaganda em questão é de uma empresa alemã que oferece aos brasileiros a emissão de atestados por 29 reais sem a necessidade de consulta médica, apenas preenchendo um formulário online. Outra peça patrocinada também foi veiculada nas páginas de resultados do Google Brasil.


O serviço que parece dar facilidade à vida do trabalhador, porém, chamou a atenção do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), que alertou sobre a irregularidade do anúncio e a falseabilidade do atestado, já que para esse documento valer no país é preciso, entre outras normas, ser assinado por um médico inscrito em um Conselho Regional de Medicina (CRM).


Carlos Eduardo Barros, coordenador de projetos do NetLab, explica que, apesar do fenômeno não ser novo, no ano passado houve um aumento expressivo no número de golpes que foram veiculados por meio dos anúncios das plataformas digitais. “Vários pesquisadores pelo mundo apontam que talvez estejamos vivendo uma epidemia de fraudes”, disse Barros.


Acesse o relatório


Anúncios que usam o programa Voa Brasil para golpes e fraudes nas plataformas Meta (NetLab
.
Download • 5.55MB


Comentários


bottom of page