top of page

Golpistas promovem anúncios falsos do Programa Voa Brasil para lucrar na internet

Jornal Nacional - 16 de novembro de 2023



Golpistas estão usando o nome de um programa do governo - que ainda nem foi lançado - pra enganar brasileiros que sonham viajar, pagando pouco.

Foi por pouco. Luciana chegou a preencher o cadastro com dados pessoais na internet para comprar passagens aéreas a R$200, ida e volta, mas era um anúncio falso. Golpe em cima do Voa Brasil, um programa do Governo Federal que ainda nem saiu do papel.


"Chegou o momento que tinha que imprimir um boleto para uma taxa de inscrição. Achei um pouco estranho, parei. Mas tu pode pensar que aquilo realmente é porque eles fazem com logotipo, com a cara de que realmente pudesse ser do Governo Federal", contou.


O Brasil e o mundo vivem uma epidemia de golpes de todo o tipo na internet. Ofertas e propostas "incríveis" invadem as telas dos nosso computadores e celulares o tempo todo.


Só no caso do Voa Brasil, um levantamento feito em apenas 24 horas identificou 457 anúncios falsos. O estudo é do NetLab, o Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Este é um dos anúncios publicados numa plataforma digital: "Explore o Brasil por um preço incrível". E repare aqui um erro - com "a" programa - em vez de "com o programa" Voa Brasil, você pode garantir passagens aéreas por apenas R$200 reais. Vagas limitadas!"



Acesse o relatório


Anúncios que usam o programa Voa Brasil para golpes e fraudes nas plataformas Meta (NetLab
.
Download • 5.55MB


Comments


bottom of page