top of page

Golpistas usam dados pessoais para se passar por sites do governo

Uol - 27 de fevereiro de 2024



São muitas e recorrentes as publicações no Facebook que anunciam consulta a "resgate de saldo no CPF". Os posts fraudulentos se passam por um serviço que existe, o "Valores a Receber" do Banco Central, para aplicar golpes. O NetLab, laboratório de pesquisa em internet e redes sociais, identificou uma série de anúncios fraudulentos que se passavam por programas do governo, como o "Voa Brasil" e o "Desenrola" no Facebook.


Perfis que aplicam golpes têm características em comum. Segundo a pesquisadora do NetLab UFRJ Débora Gomes Salles, esse tipo de golpe é anunciado em contas que fingem ser do governo, usam fotos de pessoas desconhecidas e não possuem seguidores. Os perfis também se passam por veículos de imprensa ou pessoas famosas em busca de legitimidade. As contas direcionam o usuário para o link suspeito onde o golpe é aplicado.


"O que chama bastante atenção nesses sites é o fato de que eles são muito idênticos. Então, a gente não está lidando com um grupo pequeno de estelionatários que descobriu uma brecha. Nesse ambiente desregulado e opaco da internet, a gente está olhando um pedacinho que mostra que é uma rede. Se tira um site do ar, daqui a pouco tem outro." disse, Débora Gomes Salles.


Acesse os relatórios


Relatório_Voa_Brasil_NetLabUFRJ
.pdf
Download PDF • 4.88MB

‘O fim dos seus problemas’ A permanência de anúncios que usam o programa Desenrola Brasil
.
Download • 7.77MB

Comentarios


bottom of page