Innovation Festival 2025: como combater a desinformação e manter nossa soberania cognitiva
- Rafaela Campos da Silva
- 29 de nov.
- 1 min de leitura
Fast Company Brasil - 29 de novembro de 2025

O Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab/ UFRJ) deve divulgar, nos próximos dias, os resultados de um projeto de pesquisa sobre desinformação nas redes sociais.
A equipe do NetLab coletou 170 mil anúncios sobre saúde nas plataformas da Meta, analisou uma amostra de quase sete mil peças e treinou uma IA para extrapolar a análise para a totalidade dos anúncios coletados.
Os dados preliminares apontam que três em cada quatro anúncios sobre saúde nas plataformas da Meta são potencialmente golpes e fraudes. A informação foi adiantada pela fundadora e diretora do Netlab, Rose Marie Santini, nesta sexta-feira (28/11), no segundo dia do Innovation Festival 2025, promovido pela Fast Company Brasil e apresentado pela KPMG.

