top of page

Innovation Festival 2025: como combater a desinformação e manter nossa soberania cognitiva

  • Foto do escritor: Rafaela  Campos da Silva
    Rafaela Campos da Silva
  • 29 de nov.
  • 1 min de leitura

Fast Company Brasil - 29 de novembro de 2025


ree

O Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab/ UFRJ) deve divulgar, nos próximos dias, os resultados de um projeto de pesquisa sobre desinformação nas redes sociais.


A equipe do NetLab coletou 170 mil anúncios sobre saúde nas plataformas da Meta, analisou uma amostra de quase sete mil peças e treinou uma IA para extrapolar a análise para a totalidade dos anúncios coletados.


Os dados preliminares apontam que três em cada quatro anúncios sobre saúde nas plataformas da Meta são potencialmente golpes e fraudes. A informação foi adiantada pela fundadora e diretora do Netlab, Rose Marie Santini, nesta sexta-feira (28/11), no segundo dia do Innovation Festival 2025, promovido pela Fast Company Brasil e apresentado pela KPMG.


 
 
Institucional
Contato
logo_atualizada_branca.png
assinatura.png
ufrj-horizontal-negativa-completa-telas.png

© NetLab UFRJ 2023.  Este trabalho pode ser copiado gratuitamente para fins de ensino e pesquisa não comerciais. Caso queira realizar quaisquer outros usos que infrinjam o direito autoral, contacte nossa coordenação por e-mail.

bottom of page