top of page

Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet investem no Google e YouTube para driblar críticas

Jornal O Globo - 03 de setembro de 2022



Para a pesquisadora Rose Marie Santini, coordenadora do NetLab da UFRJ, a compra de anúncios exibidos em pesquisas do Google envolve tentativas de enfrentar desinformação e de aproveitar o “jogo algorítmico” das plataformas — ou seja, a exibição em primeiro plano de conteúdos que atendem aos comportamentos habituais de buscas feitas por usuários. — O anúncio é uma forma de privilegiar seu conteúdo na plataforma. É mais uma das estratégias para tentar fazer vencer um tipo de narrativa em detrimento de outra. Também acaba sendo efetivo porque passam despercebidas, para a maioria, as pequenas letras que indicam se tratar de um anúncio — avaliou.



Institucional
Contato
logo_atualizada_branca.png
assinatura.png
ufrj-horizontal-negativa-completa-telas.png

© NetLab UFRJ 2023.  Este trabalho pode ser copiado gratuitamente para fins de ensino e pesquisa não comerciais. Caso queira realizar quaisquer outros usos que infrinjam o direito autoral, contacte nossa coordenação por e-mail.

bottom of page