top of page

Nações Unidas financiam soluções de código aberto que combatam a desinformação

Desinformante - 21 de março de 2023



O enfrentamento à desinformação vem mobilizando diversos atores ao redor do mundo. Para incentivar soluções que possam ajudar a combater a poluição da informação e restaurar a integridade da informação, a Digital Public Goods Alliance (DPGA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançaram uma campanha de financiamento de novas ideias a partir de código aberto.


A campanha vai identificar e promover globalmente soluções digitais de código aberto e conceitos para soluções futuras. As pessoas e organizações por trás dos bens públicos selecionados receberão de US$ 5.000 a US$ 10.000 e vão ter seu trabalho destacado na Cúpula do Prêmio Nobel “Verdade, Confiança e Esperança” que acontece no fim de maio.


A aposta nos bens públicos digitais tem o objetivo de enfrentar a desinformação nas suas raízes, justamente por incluir a ideia de transparência na sua construção e outras boas práticas que fogem à lógica comercial, auxiliando na formação de confiança no ambiente digital. Os projetos serão selecionados para o financiamento a partir de um painel consultivo de especialistas de todo o mundo. A professora da UFRJ e diretora do Netlab, Marie Santini, está entre os membros avaliadores.


“É fundamental que, tanto no painel de avaliadores como nas submissões, tenhamos pessoas de diferentes partes do mundo, para que possam trazer perspectivas locais sobre um problema que é global, mas que apresenta especificidades contingenciais, culturais e sociais. Sabemos que soluções locais não serão eficazes no combate a desinformação, ao mesmo tempo em que especificidades precisam ser consideradas para que as soluções globais de combate a poluição informacional sejam encontradas”, destacou Santini.




Comments


bottom of page