top of page

NetLab UFRJ apresenta artigo sobre teorias da conspiração em ambientes digitais na IAMCR


Poster do evento IAMCR, realizado em Pequim nos dias 11 a 15 de julho de 2022.

O Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab UFRJ) participou da conferência online International Association for Media and Communication Research (IAMCR), organizada em Pequim e realizada de forma remota nos dias 11 a 15 de julho de 2022. Reunindo acadêmicos e especialistas multidisciplinares de vários lugares do mundo, essa edição do evento dividiu as apresentações em grupos de trabalhos com 33 temas distintos.


A temática ‘Neo-Globalisation Challenges’ recebeu o artigo do NetLab UFRJ “We Love to hate George Soros: a WhatsApp and Telegram cross-platform analysis of Globalism conspiracy theory campaigns in Brazil. O trabalho trata dos ataques direcionados a George Soros em seu aniversário de 90 anos, estabelecido por grupos brasileiros de extrema-direita como “Dia Internacional da Luta contra o Globalismo”.


A pesquisa foi desenvolvida pelos autores Rose Marie Santini, Débora Salles e Carlos Eduardo Barros, e visou mapear a dinâmica de circulação da desinformação sobre George Soros nos aplicativos de mensageria Whatsapp e Telegram. Foram utilizados métodos de análise de hiperlinks e também análise das narrativas conspiratórias propagadas online.


O estudo de caso ilustra como a ascensão de uma rede transnacional de extrema-direita tem sido acompanhada por esforços locais de construção e fortalecimento de uma infraestrutura de comunicação digital por onde circulam não apenas as teorias conspiratórias sobre Soros, como também conteúdos desinformativos sobre diferentes temas.



Comments


bottom of page