top of page

Nota técnica: a urgência de transparência sobre a governança de plataformas digitais como o “X” (antigo Twitter) no Brasil




A relação entre plataformas digitais de atuação transnacional e organizações governamentais dos países onde elas atuam é um tema importante no debate sobre governança e soberania. Mais recentemente, as controvérsias entre a empresa X (antigo Twitter) e o Estado brasileiro têm dominado a agenda do debate sobre as políticas públicas e privadas de acesso a dados, moderação e governança das plataformas digitais.

Desde a primeira publicação, parte do debate público sobre o caso conhecido como “Twitter Files Brazil” e das acusações de Musk contra representantes do Estado brasileiro têm sido baseadas em informações distorcidas. Esta nota técnica tem como objetivo elucidar pontos-chave sobre a assimetria e a precariedade das condições oferecidas em plataformas como o X/Twitter para o acesso a dados essenciais para investigações científicas e jurídicas. Destacamos práticas e políticas do X/Twitter no Brasil, tomando por base o que a empresa já disponibilizou no país no passado e o que oferece atualmente em outros países. Clique abaixo para baixar o documento.

Nota Técnica - A Urgência de Transparência sobre a Governança de Plataformas Digitais como
.
Fazer download de • 538KB

Comentários


bottom of page