top of page

‘O fim dos seus problemas': A permanência de anúncios que usam o programa 'Desenrola Brasil' para golpes e fraudes nas plataformas Meta



Este relatório faz parte dos esforços do NetLab UFRJ de identificação e análise de anúncios fraudulentos nas plataformas de redes sociais. Desenvolvemos métodos para compreender a escala, as dinâmicas, e o conteúdo destes anúncios.


Consideramos anúncios fraudulentos os conteúdos pagos e impulsionados que se apropriam de técnicas de engenharia social para vender soluções e informações falsas, buscando obter intencionalmente renda ilegal e causar danos materiais e morais a outras pessoas (Button et al., 2014; Kikerpill & Siibak, 2022; Kotila et al., 2016).


Neste estudo, damos seguimento a um relatório publicado em 25 de julho de 2023, no qual analisamos a difusão de anúncios que se aproveitam do início do programa Desenrola Brasil para aplicar golpes nas plataformas da Meta.


No dia seguinte à sua publicação, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP) determinou que as plataformas digitais deveriam retirar do ar todos os anúncios fraudulentos referentes ao programa, sob pena de multa diária pelo descumprimento da decisão.


Na mesma data, a Meta informou que estaria removendo “anúncios enganosos sobre o programa [...] assim que identificados”. No entanto, apesar da medida cautelar e da aparente proatividade da plataforma, nossos resultados apontam para a permanência dos anúncios fraudulentos envolvendo o programa em suas plataformas entre julho e setembro.


‘O fim dos seus problemas’ A permanência de anúncios que usam o programa Desenrola Brasil
.
Download • 7.77MB







Comments


bottom of page