top of page

Perfis de políticos indianos publicam golpes direcionados a brasileiros

Uol - 06 de junho de 2024



Ao menos dois perfis verificados de parlamentares indianos têm sido usados para publicar anúncios de golpes financeiros em português segmentados para brasileiros no Facebook e Instagram. A descoberta é do Netlab, da UFRJ, que mapeia anúncios fraudulentos nas plataformas da Meta, dona das duas redes sociais.


Foi a primeira vez que o Netlab identificou esse tipo de anúncios feito por contas verificadas. O relatório não conseguiu identificar se os políticos são, de fato, responsáveis pelos anúncios fraudulentos ou se suas contas estão sendo usadas por outras pessoas.


Foram identificadas mais de 500 publicações pagas. Todas fazem uso indevido de marca e imagem pessoal. Os posts usam imagens manipuladas de veículos da mídia e da internet brasileira, principalmente de programas de entretenimento, como o Big Brother Brasil, Bate-Papo BBB e o programa The Noite, do SBT. Há ainda recortes de telejornais como Jornal Nacional, Jornal da Record, e SBT News. Sites de veículos noticiosos como g1, O Globo e Folha de S.Paulo também são usados nos anúncios fraudulentos. Podcasts como Pod Delas e Podpah, do YouTube, também aparecem no conteúdo manipulado.


Acesse o relatório


Políticos da Índia veiculam anúncios fraudulentos no Brasil
.pdf
Fazer download de PDF • 5.04MB


Comments


bottom of page