top of page

Pesquisadores do NetLab UFRJ debatem moderação de conteúdo em workshop da rede europeia VOX-Pol


Nesta quinta-feira (16/02), pesquisadores do Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab UFRJ) participaram de um workshop online sobre moderação de conteúdo extremista a convite da VOX-Pol – rede de pesquisa acadêmica focada em investigar o extremismo político no ambiente virtual e as respostas a ele.


A remoção de conteúdos emergiu como um dos pilares centrais na luta global contra a desinformação e o extremismo. Apesar do seu crescente uso como ferramenta nos processos políticos, a verdadeira eficácia dessas práticas de moderação continua em debate. Diante disso, o evento procurou abordar o assunto a partir de três apresentações abertas à discussão.


Rose Marie Santini, Débora Salles e Bruno Mattos realizaram a palestra “Recommending Instead of Taking Down: YouTube hyper-partisan content promotion amid the 2022 Brazilian general elections”, destacando as estratégias de desinformação e propaganda da extrema-direita brasileira, bem como o funcionamento do ecossistema de mídia online conservadora no país, especialmente em um contexto de período eleitoral.


O workshop também contou com a participação de Katy Vaughan (Swansea University), com a palestra “Moderating Borderline Content whilst Respecting Fundamental Values”, além de Vivian Gerrand (Deakin University), que expôs a pesquisa “Wellness and Conspiracy Theories: The promise and peril(s) of content takedowns” ao lado de James Fitzgerald (Dublin City University) – pesquisador associado do NetLab UFRJ que conduziu a atividade.

Kommentare


bottom of page