top of page

Pesquisadores do NetLab UFRJ participam de workshop sobre desinformação na PUC Chile


Pesquisadores do NetLab UFRJ apresentam dados sobre anúncios tendenciosos e manipulação da educação midiática | Foto: Reprodução - Instagram @fcomuc

A Faculdade de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Chile recebeu, no dia 22 de agosto, os pesquisadores do NetLab UFRJ, Marie Santini e Márcio Borges, para o workshop “Mídia versus Fake News: Uma Análise da Economia da Desinformação”. Também estiveram presentes no encontro os especialistas chilenos Pablo Matamoros e Javier Sanfeliú.


Realizado em parceria com a Associação Nacional de Televisão do Chile, o evento teve como foco o tema da desinformação, a partir do qual foram levantadas as principais reflexões sobre os desafios presentes no mundo atual, em especial, da América Latina.


A palestra apresentada, ‘Matando o Mensageiro: A Campanha Anti-Imprensa Permanente no Brasil’, foi baseada em um estudo de caso do NetLab UFRJ a respeito de uma das maiores empresas de audiovisual do país, que produz conteúdos revisionistas e conservadores, com forte apelo a discursos de ataque à mídia de legado – o que, segundo a pesquisa, é considerado essencial para atender a interesses ideológicos e financeiros.


Comments


bottom of page