top of page

Plataformização, Inteligência Artificial e Soberania de Dados: Tecnologia no Brasil 2020-2030

Ação Educativa


A Coordenadora Geral de Pesquisa do NetLab UFRJ, Débora Salles, está presente no livro “Plataformização, Inteligência Artificial e Soberania de Dados: Tecnologia no Brasil 2020-2030”. Esta obra, publicada por Ação Educativa em 2023, apresenta uma análise profunda sobre o cenário tecnológico no Brasil e suas projeções para a próxima década.


Esta é uma publicação que faz parte do projeto “Inovação, desenvolvimento e resiliência nas políticas públicas em São Paulo: um mapa para os desafios entre 2020 e 2030”, iniciativa da emenda parlamentar desenvolvida pelo Coletivo 660, representado pela Ação Educativa, em convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.


Com esse projeto, o Coletivo 660 buscou prospectar o contexto com o qual o estado de São Paulo se confrontará nas próximas décadas e como vai organizá-lo com base em uma visão sistemática que possa auxiliar na produção de políticas públicas, tendo em vista os objetivos do desenvolvimento sustentável. Estes textos são resultantes das mesas de debate desenvolvidas com base neste projeto, nas quais discutimos diversos temas relacionados à tecnologia no Brasil na próxima década.


Este livro trata de um dos processos mais críticos por que passa a humanidade. Vivemos uma mutação da sociedade sem rival desde a Revolução Industrial. O computador, desenvolvido na II GM para quebrar códigos militares, transformou-se, com a invenção do circuito integrado (o chip), no aparato definidor das relações de poder no mundo – da Guerra Fria à corrida espacial, das previsões meteorológicas às especulações financeiras. A abertura da internet, em 1994, permitiu que essa máquina de armazenamento e processamento de informações codificadas em linguagem binária se transformasse em eficiente meio de comunicação. Mas foi a difusão dos smartphones, pequenos computadores e terminais da internet transformados em telefones celulares, que permitiu, já neste século, que as tecnologias digitais ganhassem capilaridade e chegassem ao cotidiano de bilhões de pessoas. Elas revolvem a economia, as relações sociais e a política pelo mundo. – José Correa Leite


 

Como citar: SALLES, Débora. Plataformização, Inteligência Artificial e Soberania de Dados: Tecnologia no Brasil 2020-2030. Ação Coletiva, 2023.


tecnologia_no_brasil_2020_2030
.pdf
Download PDF • 6.32MB

Comments


bottom of page