top of page

Políticos da Índia veiculam anúncios fraudulentos no Brasil



Entre março e maio de 2024, identificamos centenas de anúncios fraudulentos veiculados no ecossistema de plataformas da Meta para usuários no Brasil, publicados por páginas de parlamentares indianos de diferentes partidos, em ambos os lados do espectro político.


As peças trazem imagens manipuladas de personalidades da TV e da música no Brasil que estariam divulgando “segredos bombásticos”. Ao clicar para saber mais, o consumidor encontra sites maliciosos que prometem dinheiro fácil e tentam roubar dados do usuário.


Nenhum dos anúncios citam as eleições indianas, que ocorrem entre 19 de abril e 1o de junho de 2024, nem temas relacionados à política ou à Índia. Trata-se de um tipo de phishing: um golpe focado em conseguir informações pessoais de usuários vulneráveis, envolvendo uma série de irregularidades que detalhamos.


Segundo os dados públicos na biblioteca da Meta, as páginas anunciantes são administradas de diferentes países na Ásia e na Europa, e pagaram pelos anúncios em reais, mas também pesos chilenos e mexicanos. Os sites golpistas foram registrados de forma anônima em fevereiro, e já tiveram mais de 90 mil acessos no Brasil.


Este relatório detalha os principais dados e evidências públicas que indicam a articulação internacional de páginas e anúncios fraudulentos na rede Meta Ads, e os sites envolvidos.


Leia o Relatório


Políticos da Índia veiculam anúncios fraudulentos no Brasil
.pdf
Fazer download de PDF • 5.04MB

Comments


bottom of page