top of page

Publicidade online sem lei? Tipos de fraudes e golpes em anúncios digitais



Nesse relatório, apresentamos e analisamos os diferentes tipos de anúncios fraudulentos que vitimam os usuários das plataformas Meta. A partir de buscas exploratórias em sua biblioteca de anúncios, mapeamos as estratégias de persuasão impulsionadas por golpistas, os tipos de perfis por trás dos quais eles se escondem e os sites externos para os quais eles redirecionam as vítimas para efetivar os golpes.


Encontramos anúncios que envolvem extorsão e roubo de informações pessoais, assim como venda de produtos falsos ou sem eficácia comprovada, fraudes financeiras e serviços suspeitos. Assim, buscamos ampliar o entendimento público sobre a indústria da influência digital, apontando como táticas e estratégias da desinformação no âmbito da publicidade digital servem ao lucro das plataformas digitais, mesmo à revelia de seus próprios termos de uso.


Veja abaixo o relatório e a nota técnica complementar:






Institucional
Contato
logo_atualizada_branca.png
assinatura.png
ufrj-horizontal-negativa-completa-telas.png

© NetLab UFRJ 2023.  Este trabalho pode ser copiado gratuitamente para fins de ensino e pesquisa não comerciais. Caso queira realizar quaisquer outros usos que infrinjam o direito autoral, contacte nossa coordenação por e-mail.

bottom of page