top of page

PUC-Rio recebe diretora do NetLab UFRJ no workshop “Disinformation and Elections in Global Majority”


Marie Santini participa do painel “Building Transnational Solidarities in the Disinfo and Democracy Space” | Foto: Reprodução

Entre os dias 27 e 28 de novembro, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em parceria com a GloTech Lab (University of Massachusetts) e a Fundação Tide Setubal, realizou o workshop “Disinformation and Elections in Global Majority” e trouxe como palestrante a diretora do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab UFRJ), Rose Marie Santini. 


Durante dois dias, a programação do workshop reuniu pesquisadores, jornalistas e líderes da sociedade civil de mais de sete países para discutirem questões sobre a luta pró-democracia e contra a desinformação global. 


A nível mundial, as discussões públicas e acadêmicas sobre operações de influência e democracia ainda são centralizadas nos países do Norte Global. Do outro lado, países do Sul Global recebem uma menor parcela da atenção e dos recursos das principais empresas de tecnologia e comunicação do mundo na hora de lidar com a proteção à integridade eleitoral em suas regiões.


A mesa de debate com a professora Marie Santini (NetLab UFRJ) também contou com a participação de Sahana Udupa (LMU-Munich), Ethan Zuckerman (UMass Amherst), Victoire Rio (What to Fix / MTAN) e Alexandra Pardal (Digital Action). Eles discutiram a necessidade de expansão de diálogos transnacionais sobre as ‘Big Techs’ e a redução do domínio dos pontos de vista focados no Norte Global. Além disso, Santini acrescentou pontos importantes sobre a regulamentação e a dinâmica de poder nas plataformas.


O workshop, sediado no campus da Gávea, foi organizado pelos professores Marcelo Alves dos Santos Junior, Caroline Pecoraro (PUC-Rio), e Jonathan Corpus Ong e Jose Mari Lanuza (ambos da University of Massachusetts). 

Commentaires


bottom of page