top of page

Talks Culturais: ‘Desinformação Ambiental’ é tema de debate organizado pelo Instituto Envolverde


Pesquisadora fala sobre a indústria da desinformação e suas consequências para o debate socioambiental no Brasil | Foto: Reprodução - Facebook

Nesta sexta-feira (24/03), a coordenadora geral do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab UFRJ), Débora Salles, participou do Talks Culturais, um projeto do Instituto Envolverde, que visa debater assuntos sobre o meio ambiente com diversos especialistas. 


Com a temática “Fake News e Meio Ambiente”, o evento online, realizado especialmente durante a Semana da Água, também contou com a presença de Reinaldo Canto, jornalista no Instituto Envolverde e André Borges, repórter do jornal O Estado de S. Paulo.


Durante sua fala, Débora Salles explica mecanismos do lucrativo sistema da desinformação, trazendo um enfoque para as problemáticas envolvendo a disseminação de notícias falsas sobre o meio ambiente no Brasil. Além disso, Salles discorre pela questão política que contorna o tópico, e aponta a extrema-direita como a criadora de narrativas conspiratórias relacionadas às questões socioambientais no país.


Os especialistas finalizaram o debate com um consenso sobre a necessidade do governo brasileiro colaborar com a transparência na comunicação, visando evitar o crescimento da desinformação no Brasil.


O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no Facebook.



Comments


bottom of page