top of page

Use of social network to support visually impaired people: A Facebook case study

TransInformação


A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pode ser vista como um importante fator de inclusão social em seus diversos aspectos - econômico, social, relacional e informacional, entre outros. A potencialidade de inclusão é ainda mais relevante para grupos de pessoas que enfrentam condições de vida limitantes que determinam barreiras sociais.


Este estudo investigou o apoio social oferecido a pessoas com deficiência a partir do método de análise de redes sociais. O objetivo da pesquisa foi evidenciar a dinâmica de suporte online para pessoas com baixa visão, amigos e familiares, tendo como estudo de caso o grupo Facebook Baixa Visão.


A modelagem da rede social e a análise quantitativa foram realizadas a partir da coleta de dados dos usuários, postagens, comentários e curtidas. Os conteúdos foram classificados quanto ao tipo de apoio (Emocional ou Instrumental) e quanto à sua intenção (Oferecido ou Solicitado), representados em gráficos como indicadores para análise. Os resultados apontaram para uma maior taxa de utilização do suporte Instrumental e Oferecido, embora tenha sido encontrada uma troca mais intensa e abrangente de suporte Emocional e Solicitado.


As limitações da coleta de dados indicam a necessidade de mais estudos empíricos sobre o uso social de redes sociotécnicas para diferentes tipos de apoio social. Este tema aponta para uma agenda de pesquisa sobre o papel das tecnologias de informação e comunicação como condição possível para inclusão, qualidade de vida e bem-estar de pessoas com deficiência.


 

Como citar: Caran, G. M., Santini, R. M., & Biolchini, J. C. D. A. (2016). Use of social network to support visually impaired people: A Facebook case study. Transinformação, 28, 173-180.


Коментарі


bottom of page