top of page

YouTube anuncia que removerá vídeos com fake news sobre saúde; entenda

O Globo - 17 de agosto de 2023



O YouTube, rede social de vídeos do Google, anunciou nesta semana uma atualização de suas políticas sobre conteúdos de saúde. Segundo as novas regras, a plataforma diz que passará a remover publicações que promovam desinformação sobre o tema, como por meio da divulgação de tratamentos comprovadamente ineficazes e que vão na contramão de autoridades como a Organização Mundial da Saúde (OMS).


“Nosso objetivo é garantir que, quando se trata de áreas de consenso científico bem estudadas, o YouTube não seja uma plataforma para distribuição de informações que possam prejudicar as pessoas”, diz a plataforma em comunicado. A rede afirma que, na prática, simplificará dezenas de diretrizes para que se enquadrem em três principais categorias: prevenção, tratamento e negacionismo.


— Essas medidas de retirada de conteúdo com desinformação são fundamentais porque as pessoas utilizam, principalmente o YouTube no Brasil, para consumir diversos tipos de informação, inclusive sobre saúde. Lá existem informações legítimas, que ajudam as pessoas, mas também mentirosas, negacionistas, como os tratamentos milagrosos. E fica difícil diferenciar um conteúdo do outro, porque os usuários não são especialistas na área — afirma a pesquisadora Rose Marie Santini, diretora do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab-UFRJ).


Comentários


bottom of page