top of page

Meta reduziu transparência ao trocar CrowdTangle por Biblioteca de Conteúdo, diz NetLab

  • Foto do escritor: Rafaela  Campos da Silva
    Rafaela Campos da Silva
  • há 7 dias
  • 1 min de leitura

Núcleo - 21 de outubro de 2025


ree

A Meta reduziu a transparência e o acesso aos dados das suas redes sociais ao ter substituído o CrowdTangle pela Biblioteca de Conteúdo (MCL, na sigla em inglês), segundo avaliação do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (NetLab) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), divulgado com exclusividade pelo Núcleo nesta terça-feira, 21.out.2025.


O CrowdTangle foi encerrado pela Meta em ago.2024 e era uma ferramenta para monitoramento e pesquisa de dados das redes sociais muito utilizada por jornalistas e acadêmicos. O MCL foi anunciado no final do mesmo ano e alvo de críticas desde o início.


O NetLab avaliou as duas ferramentas em relação a dez aspectos sobre acesso, dados e recursos por meio da análise de documentação pública, políticas e termos de uso e testes de usabilidade. Enquanto o CrowdTangle teve desempenho inferior em dois aspectos, o MCL pontuou sete restrições e houve um empate.





Institucional
Contato
logo_atualizada_branca.png
assinatura.png
ufrj-horizontal-negativa-completa-telas.png

© NetLab UFRJ 2023.  Este trabalho pode ser copiado gratuitamente para fins de ensino e pesquisa não comerciais. Caso queira realizar quaisquer outros usos que infrinjam o direito autoral, contacte nossa coordenação por e-mail.

bottom of page