top of page

ABORDAGEM
MULTIPLATAFORMA

Compreendemos que a sociabilidade contemporânea é atravessada por diferentes ecossistemas de comunicação e informação.

 

Por isso criamos e mantemos um monitoramento contínuo e sistemático com coletas de dados da comunicação online sobre vários temas em diferentes plataformas: Twitter, Instagram, Facebook, Youtube, Whatsapp, Telegram, Tiktok, Google Ads e Meta Ads - além de portais de notícias da mídia profissional e junk news.

 

Nossas pesquisas buscam mapear o papel de cada espaço da internet na organização da desinformação. Desenvolvemos métodos de ciências sociais combinados à comunicação computacional para expandir, criar e implementar estratégias de pesquisa a fim de investigar empírica e criticamente os efeitos do ecossistema de mídia na opinião pública.

ecossistema.png
1080b8.png

Economia
Política da Desinformação

Por meio da análise do modelo de negócio das plataformas digitais e dos produtores de desinformação online, mapeamos como a indústria da influência se beneficia da falta de transparência e regulação dos serviços de internet. Identificamos também quem está por trás dessas atividades e como elas geram lucro a partir da manipulação de informações.

f2ba15.png

Meio Ambiente e
Mudança Climática

O mapeamento do debate socioambiental online busca entender como são construídas e disseminadas no Brasil as narrativas e estratégias de desinformação sobre a destruição de biomas, a violência contra povos originários e o impacto de práticas extrativistas.

Ciência, Negacionismo e 
Teorias da Conspiração

Campanhas de desinformação alinhadas ao aumento da negação do conhecimento científico permeiam o cenário político atual e fomentam discursos conspiracionistas. Nesta linha de pesquisa, acompanhe projetos que analisam a produção científica, campanhas negacionistas e teorias da conspiração nas redes.

d802ba.png

Desinformação de Gênero e

Discurso de Ódio

Nesta linha de pesquisa, mapeamos campanhas de desinformação e discursos de ódio que atacam, difamam, violentam e desvalorizam as mulheres e seus direitos nas plataformas digitais. Buscamos desenvolver métodos computacionais e digitais para compreender a escala, o impacto e o conteúdo da desinformação de gênero.

ff4a61.png
694aff.png

Estudos de Algoritmo e 

Sistemas de Recomendação

Diferentes plataformas online operam por meio de sistemas de recomendação com algoritmos que geram visibilidade e relevância, endossam certos conteúdos em detrimento de outros e induzem a navegação, os cliques e plays dos usuários. Estudamos os impactos desses sistemas na circulação da informação online, nas escolhas e na construção de hábitos de consumo dos usuários.

Extrema-Direita, Política e

Desinformação

Através de análises multiplataforma, identificamos as estratégias de desinformação e propaganda da extrema-direita brasileira e buscamos compreender o funcionamento do ecossistema de mídia online conservadora no país.

57b030.png
bottom of page