top of page
Gênero_Animação

Desinformação de Gênero 
& Discurso de Ódio

A desinformação de gênero é um tipo de violência misógina contra mulheres que usa narrativas falsas ou enganosas baseadas em sexo e gênero, para impedir as mulheres de participar da esfera pública, silenciando suas vozes e neutralizando suas iniciativas. Frequentemente, essas narrativas de desinformação de gênero são coordenadas para prejudicar os avanços no debate sobre igualdade de gênero, direitos sexuais e reprodutivos, bem como sobre os direitos das mulheres e de populações LGBTQIA+. O objetivo dessa linha de pesquisa é investigar o fenômeno da desinformação de gênero nas redes sociais para obter uma visão sistêmica e multiplataforma das disputas de narrativas, estratégias de manipulação e discurso de ódio contra mulheres.

A análise do debate online revela ataques misóginos, racistas, homofóbicos, xingamentos e outras ofensas contra as mulheres, em especial aquelas inseridas no meio político. Outro tema relevante são os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, pois há uma campanha expressa de desinformação coordenada sobre o assunto. Tais narrativas frequentemente apelam para o pânico moral e contribuem para violações de direitos e retrocessos políticos no combate à opressão de gênero. 

As campanhas de desinformação de gênero são mobilizadas internacionalmente por conservadores e muitas vezes são adaptadas para o cenário brasileiro. Os estudos nesta linha de pesquisa apontam um agravamento na polarização política sobre questões de gênero: de um lado, ultraconservadores ganham força nas mídias sociais, do outro, o campo feminista busca renovar estratégias de comunicação para influenciar a opinião pública a favor da dignidade das mulheres.

Estudos em Andamento

​Desinformação e aborto: disputa de narrativas sobre direitos sexuais e reprodutivos

Com a intensificação do debate online sobre a regulamentação do aborto, este projeto busca identificar os principais disseminadores de desinformação, as narrativas e perfis mais atuantes contra os direitos sexuais e reprodutivos, e as contra-narrativas na defesa dos direitos das mulheres.

​Discurso de ódio online: desenvolvimento e aplicação de algoritmo para identificação de ataques contra mulheres parlamentares

O projeto analisa a propagação de discurso de ódio contra parlamentares mulheres com diferentes posições ideológicas. A análise de conteúdo baseada em aprendizado de máquina supervisionado revela ataques misóginos, racistas, xingamentos genéricos e outras ofensas a mulheres inseridas no meio político.

bottom of page