OBSERVATÓRIO DA INDÚSTRIA DA
DESINFORMAÇÃO E SEU IMPACTO
NAS RELAÇÕES DE CONSUMO NO BRASIL
O NetLab UFRJ firmou, em dezembro de 2023, um convênio com o Ministério da Justiça com o objetivo de fornecer insumos que possam embasar políticas públicas de proteção dos consumidores. O projeto Observatório da Indústria da Desinformação e seu Impacto nas Relações de Consumo no Brasil pretende analisar a indústria da desinformação notoriamente obscura que vem se desenvolvendo na Internet, a partir da identificação de sua infra-estrutura, economia política, estratégias de desinformação e conduta antiética nas plataformas digitais, além de seu papel na manipulação de relações de consumo.
Início do projeto: 01 de dezembro de 2023
Fim do projeto: 30 de novembro de 2024
Apoio:
Objetivos
Criar indicadores de transparência e de qualidade relativos ao acesso a dados oferecido pelas plataformas online, referentes a dados gerados pelos usuários e a dados referentes à publicidade digital. Para isso, propomos analisar sete plataformas digitais e seis plataformas de anúncios.
Desenvolver pesquisas sobre anúncios falsos e o ecossistema de desinformação que culmina em operações financeiras, a partir de evidências baseadas em dados e métodos científicos.
Criar banco de dados com contas e páginas falsas ou fraudulentas em que os anunciantes levam o consumidor ao engano, roubo de dados, prejuízos financeiros, golpes ou qualquer outro tipo de perda ou dano material ou moral.
Promover seminários para divulgar e discutir os resultados dos dois estudos propostos no projeto com as equipes do Ministério da Justiça e convidados.
Criar um protocolo de denúncias para o MJ implementar em seus canais virtuais. Tais denúncias, por sua vez, poderão servir de insumos para a pesquisa.
Resultados parciais
Relatórios e conjunto de evidências sobre o golpes envolvendo o Programa Desenrola Brasil
Relatório sobre o golpes envolvendo o Programa Voa Brasil
Relatório sobre golpes envolvendo os principais anunciantes do Brasil
Entrega do protocolo de denúncias de golpes sofridos por consumidores por meio de anúncios veiculados nas plataformas digitais
Entrega do protocolo de pedido de informação referente aos golpes sofridos por consumidores por meio de anúncios veiculados nas plataformas digitais
Políticos da Índia veiculam anúncios fraudulentos no Brasil
Anúncios com IA usam imagem de políticos brasileiros para aplicar golpes
Relatório: “A revelação chocante que pode mudar tudo”: Imagens de líderes religiosos brasileiros usadas em anúncios fraudulentos nas plataformas da Meta