OBSERVATÓRIO DA INDÚSTRIA
DA DESINFORMAÇÃO E VIOLÊNCIA
DE GÊNERO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS
O NetLab UFRJ firmou, em dezembro de 2023, um convênio com o Ministério das Mulheres com o objetivo de coletar evidências que possam embasar ações e políticas públicas do Governo Federal para combater violência e a desinformação de gênero online. O projeto Observatório da Indústria da Desinformação e Violência de Gênero nas Plataformas Digitais pretende mapear, coletar e analisar evidências científicas sobre estratégias de produção, disseminação e monetização de atores sociais envolvidos em campanhas de desinformação, misoginia e discurso de ódio que atingem mulheres nas plataformas online.
Início do projeto: 30 de dezembro de 2023
Fim do projeto: 30 de junho de 2024
Apoio:
Objetivos
Identificar as estratégias de produção, disseminação e monetização de atores sociais envolvidos em campanhas de desinformação nas plataformas online que atingem mulheres.
A primeira parte do estudo pretende identificar, descrever e analisar anúncios fraudulentos contendo golpes e fraudes com venda tratamentos milagrosos e sem eficácia que causam danos à saúde das mulheres, observando a publicidade veiculada nas plataformas da Meta (dona do Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network).
A segunda parte do estudo pretende é identificar a monetização de conteúdo misógino a partir de rastreamento e análise de vídeos e canais do Youtube. Também serão mapeados os anunciantes que veiculam peças nesses vídeos e a cadeia de valor gerada pela plataforma.
Resultados parciais