top of page

Desinformação e campanha contra a imprensa



O primeiro passo de uma campanha de desinformação é destruir a credibilidade

da mídia de legado. No Brasil, a indústria da desinformação se estabeleceu com essa estratégia. Para disputar a atenção, engajar e fidelizar o público, grupos e veículos de menor audiência se aliam a ideias extremistas, linguagem sensacionalista e desinformação. A indústria da desinformação desenvolveu formas de sustentabilidade econômica.


Neste relatório, o NetLab UFRJ reuniu resultados de estudos anteriores para apresentar um breve mapeamento das campanhas de desinformação antimprensa no ecossistema de mídia digital e publicidade brasileiro.






Institucional
Contato
logo_atualizada_branca.png
assinatura.png
ufrj-horizontal-negativa-completa-telas.png

© NetLab UFRJ 2023.  Este trabalho pode ser copiado gratuitamente para fins de ensino e pesquisa não comerciais. Caso queira realizar quaisquer outros usos que infrinjam o direito autoral, contacte nossa coordenação por e-mail.

bottom of page