top of page

Orquestração Multiplataforma da Misoginia



Este estudo de caso é parte da linha de pesquisa Desinformação de Gênero e Discurso de Ódio, do NetLab UFRJ. Nesta linha, investigamos diferentes campanhas de comunicação que atacam, difamam, violentam e desvalorizam mulheres e seus direitos por meio de plataformas digitais


Desenvolvemos métodos computacionais e digitais para compreender a escala, as dinâmicas, os impactos e o conteúdo da violência de gênero online.


Estudamos casos que ganham destaque nos meios de comunicação e na agenda pública para mapear de forma sistêmica e multiplataforma as estratégias e os discursos utilizados contra mulheres nas redes.


Portanto, escolhemos estudar as disputas de narrativa envolvendo as denúncias contra Marcius Melhem, enquanto figura pública, como um estudo de caso emblemático do debate sobre assédio sexual contra mulheres no Brasil.


O objetivo geral desta análise é ir além das narrativas, observando as estratégias de produção e distribuição de conteúdos e interações de usuários, para entender as possíveis dinâmicas de coordenação e incitação da audiência.


Para cada etapa de análise, apresentamos os métodos e resultados obtidos, indicando em quais casos foram encontrados indícios de coordenação e quais as evidências de impacto dessas estratégias sobre a opinião pública online.


As coletas foram feitas entre maio e julho de 2023. No total, analisamos 77.898 postagens públicas de redes sociais e matérias da imprensa. Todos os dados utilizados neste estudo são informações de acesso público, portanto não demandam aprovação de comitê de ética para a realização da pesquisa.


Orquestração Multiplataforma da Misoginia - o caso Marcius Melhem - NetLab UFRJ - Set 23
.p
Download P • 11.74MB





Comments


bottom of page