Propaganda fóssil: Agência de publicidade da Shell comemora que campanha de ‘energia verde’ em novela vendeu mais combustíveis
- Rafaela Campos da Silva
- 7 de nov.
- 1 min de leitura
The Intercept Brasil - 07 de novembro de 2025

A gigante do petróleo Shell aproveitou o amor dos brasileiros pelas novelas para fazer uma campanha milionária de marketing em que anunciava ser uma empresa sustentável e líder da transição energética. Mas, segundo um relatório feito pela agência de publicidade responsável pela ação, um dos principais resultados da iniciativa não foi necessariamente sustentável: aumentou a venda de combustíveis da petrolífera no Brasil.
A agência britânica VML relatou, conforme documentos obtidos pela DeSmog, veículo que investiga desinformação corporativa de grandes empresas do setor de combustíveis fósseis, que a campanha Caminhos do Manhã, que foi ao ar nos intervalos comerciais de novelas do horário nobre e nas redes sociais, fez a venda nos postos da Shell crescer 13%. [..]
De acordo com Debora Salles, coordenadora geral de pesquisa do NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, boa parte dos anúncios sobre transição energética veiculados por empresas em redes sociais no Brasil é hoje permeada de greenwashing.
Um levantamento realizado pelo NetLab analisando propagandas feitas no LinkedIn entre 2023 e 2025, publicado em outubro, mostrou que mais da metade dos anúncios (52,7%) apresentam sinais de greenwashing por usarem alegações ambientais vagas, não verificáveis ou enganosas. As empresas do setor energético lideraram o volume de anúncios com greenwashing, seguidas pelos setores de mineração e agronegócio.
“A ausência de uma regulamentação específica para publicidade verde é um problema. Na publicidade verde [no Brasil] você pode dizer qualquer coisa e não tem grandes consequências, depende de você conseguir convencer as pessoas que aquilo é verdade, mas você não precisa provar”, afirma Salles.


