Vídeos de perda de peso são manipulados com IA para vender “métodos” de emagrecimento
- Rafaela Campos da Silva
- há 4 dias
- 1 min de leitura
AFP - 22 de janeiro de 2026

Gravações de transformações corporais acumulam mais de 5,8 milhões de visualizações em páginas que promovem métodos e produtos de emagrecimento nas redes sociais desde dezembro de 2025. Mas os vídeos manipulam registros reais de pessoas comuns com inteligência artificial (IA) para alterar sua aparência e, assim, persuadir consumidores a investir dinheiro em métodos incapazes de entregar os resultados prometidos. Um especialista em desinformação nas redes sociais explicou à AFP que os conteúdos são parte de uma tendência crescente de fraudes que usam IA para vender resultados irreais.
Bruno Mattos, coordenador de projetos no Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (Netlab) e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explicou à AFP que a disseminação de ferramentas de inteligência artificial generativa cada vez mais precisas, baratas e acessíveis alimenta uma tendência crescente de golpes, fraudes e desinformação online.
“A inteligência artificial é o melhor jeito para se vender resultados irreais, principalmente quando estamos tratando de resultados estéticos”, afirmou.
Segundo Mattos, esse “novo artifício”, que teve início com a manipulação da imagem de celebridades, passou a mirar usuários comuns. “Agora também temos esquemas envolvendo pessoas que não fazem a menor ideia de que a sua imagem está sendo usada para aquele fim, pessoas que estão fora do holofote midiático, que têm suas fotos nas redes sociais usadas para esse tipo de situação”, detalhou.


