top of page

When Machine Behavior Targets Future Voters: Social Bots to Test Narratives for Political Campaigns

International Journal of Communication



Em 2018, a eleição de Jair Bolsonaro para a presidência do Brasil esteve associada a estratégias de propaganda duvidosas implementadas por meio das mídias sociais. O objetivo deste artigo é compreender o desenvolvimento inicial das principais estratégias de comunicação de sua campanha presidencial desde 2016.


Usamos uma combinação de análise observacional, discursiva e de conteúdo com base em dados de rastreamento digital para investigar como Bolsonaro vinha testando seus alvos de campanha e segmentação, bem como cultivando contas de bot e botnets no Twitter durante a eleição municipal do Rio de Janeiro de 2016.


Nossa pesquisa sugere que a automação de diferentes perfis de apoiadores para atingir potenciais identidades de eleitores e a disseminação experimental de narrativas divisivas garantiram a eficácia de sua persuasão de comunicação.


Essa descoberta contribui para o crescente corpo de conhecimento sobre seus controversos esforços online, acrescentando à agenda de pesquisa urgente sobre o revés democrático do Brasil.

 

Como citar: SANTINI, R. Marie; SALLES, D. ; TUCCI, G. . When Machine Behavior Targets Future Voters: The Use of Social Bots to Test Narratives for Political Campaigns in Brazil. International Journal of Communication, v. 15, p. 1220, 2021.


When Machine Behavior Targets Future Voters
.pdf
Download PDF • 953KB

Comments


bottom of page